Henergia Concentrada

Reciclar madeira antiga ajuda a recuperar jovens carentes

Reciclar madeira antiga ajuda a recuperar jovens carentes

Na Serra da Cantareira, zona norte da cidade de São Paulo, um local que abriga restaurantes, lojas e bares construídos com madeira de demolição, também é o lugar de uma marcenaria que recicla portas e janelas antigas e ainda ajuda jovens com problemas.

A comerciante Iracema Rodrigues Archanjo dos Santos aliou o gosto pela marcenaria a uma causa social. Ela criou uma espécie de escola, dando oportunidade para jovens com problemas de aprendizado, dependentes químicos, infratores e carentes. “É uma forma de reciclar, porque a nossa maior preocupação além da madeira é recuperar o ser humano, dar uma vida diferente, um mundo novo para eles e uma oportunidade”, afirma ela.

Janelas e portas usadas em décadas passadas e que são descartadas recebem tratamento adequado, são recuperadas e seguem para testemunhar novas histórias. D. Iracema explica que quando se passa a madeira corroída por uma máquina, a beleza dela aparece. Ela faz um paralelo com o trabalho desenvolvido pelos jovens: “A mesma coisa que se faz com a madeira você vai trabalhando com eles [os jovens]. Você vai ensinando, vai conversando e você vê coisas maravilhosas neles… então você vê que realmente o ser humano é reciclável também, ele pode melhorar”.

Em outra matéria desta edição, o programa revela um estudo que registrou novas aves na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia brasileira. O biólogo Luis Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo), um dos coordenadores do estudo, diz que é possível imaginar anfíbios, répteis, peixes e mamíferos que ainda são desconhecidos da ciência.

(via Cmais)

Fechar Menu