Henergia Concentrada

Bandes disponibiliza recursos para investimento em energia fotovoltaica

Bandes disponibiliza recursos para investimento em energia fotovoltaica

Empreendedores capixabas podem diminuir seus gastos com a conta de luz investindo na geração de energia fotovoltaica por meio de recursos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Os financiamentos do banco capixaba apoiam mecanismos de energia renovável e eficiência energética, como a instalação de placas fotovoltaicas. O investimento é uma ótima opção para comércios e indústrias, que buscam a redução de custos operacionais, pois é uma economia direta. O investimento, segundo o Bandes, retorna em aproximadamente quatro anos, proporcionando mais de 25 anos de geração de energia.

Nos últimos anos o Brasil vem aumentando o incentivo para a produção e utilização de energia solar. Para 2019, é previsto um salto de 44% na capacidade instalada de energia solar, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Como instituição de fomento, cabe ao Bandes buscar soluções contemporâneas, com o objetivo de introduzir inovações nas áreas de eficiência energética, fontes alternativas de geração de energia e outras atividades que se tornam prioritárias a partir da adoção do conceito de Economia Verde.

Compostos pelas placas solares e demais equipamentos do kit de energia solar, esses sistemas transformam a luz do sol em energia elétrica e podem suprir todo o consumo de um comércio ou empresa, garantindo uma economia de até 95% na conta de luz.

Para isso, os sistemas operam em conjunto com a rede da distribuidora e utilizam as regras do segmento de geração distribuída que foi criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através da Resolução Normativa 482, que criou o sistema de créditos energéticos.

Neste sistema, toda energia gerada em excesso pelo sistema é injetada na rede elétrica e emprestada à distribuidora, que a devolve ao consumidor na forma de créditos usados por ele para abater do que consumiu da rede nos períodos em que seu sistema não está gerando, ou seja, à noite.

(via DiaaDiaES.com.br)

Fechar Menu