Henergia Concentrada

Energia limpa e sustentável, além de valorizar a imagem corporativa também ajuda na competitividade.

Energia limpa e sustentável, além de valorizar a imagem corporativa também ajuda na competitividade.

Em tempos de grande competição entre produtos e serviços as empresas vem buscando alternativas para mudanças de metodologia para formação de preços e revendo seus processos internos para redução de custos, foi com base nessa questão que algumas empresas já estão saindo à frente com uma decisão estratégica com relação ao seu consumo de energia.

A grande alternativa do momento é a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaicos,  que aliam tecnologia e sustentabilidade para a geração de energia limpa e alternativa. Os sistemas em questão possuem uma vida útil de 15 a 25 anos garantida, com um payback (retorno de investimento) relativamente breve, já que a grande maioria dos projetos possuem um tempo de 3,5 a 4 anos para que tenham o ponto de equilíbrio dos investimentos.

Essa previsão traz um benefício interessante do ponto de vista financeiro, pois pode ser configurado como uma proteção dos ativos da empresa evitando a depreciação de bens, assim como a volatividade frente aos constantes ajustes das tarifas de energia elétrica pelas concessionárias.

As grandes corporações ficaram mais atentas e focadas em estudos desta alternativa, principalmente aquelas onde a energia é o componente de maior gasto na produção do seu produto, tais como industrias e empresas do agronegócio.

Anteriormente a energia era vista como um item de composição de custo intocável e de variação constante por força da legislação, porém hoje, este item sobe ao topo da lista e pode ser tratado e revisto nas iniciativas dos projetos de reengenharia como favorável a trazer benefícios positivos para as empresas e para a sustentabilidade do nosso planeta.

Por Edson Renato de Souza, especialista em energia solar residencial, comercial, rural e industrial.

 

Fechar Menu